Wednesday, October 7, 2009

Jogos Olímpicos de 2016


Jogos Olímpicos de Verão de 2016

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 (oficialmente denominados Jogos da XXXI Olimpíada) serão um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. A escolha foi feita durante a 121º da sessão do COI, que aconteceu em Copenhagen, Dinamarca, em 2 de outubro, de 2009. Os Jogos Paraolimpicos de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.



O evento ocorrerá entre os dias 5 a 21 de agosto de 2016 e as Paraolímpiadas serão entre 7 a 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será o Estádio do Maracanã. Estão previstas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos olimpicos de 2012.



Os novos esportes também serão escolhidos durante a 121ª Sessão. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do Rugby Sevens e do golfe.


Processo de candidatura



As cidades candidatas tinham o prazo até 17 de setembro de 2007 para apresentarem suas propostas de ser sede da competição em 2016. As cidades eram Baku, Praga, Doha, Rio de Janeiro, Madrid, Tóquio e Chicago.


A 4 de junho de 2008 o Comitê Olímpico Internacional (COI) como resultado de uma avaliação técnica registada, reduziu o número de cidades a quatro: Rio de Janeiro, Madrid, Tóquio e Chicago.


Ainda em 2008, todas as quatro cidades candidatas tinham apresentado suas propostas para o Comitê Olímpico Internacional. O COI mandou equipes que visitaram as quatro cidades candidatas durante Abril e Maio de 2008. A candidatura de Madrid teve o projeto mais criticado, principalmente por causa da falta de clareza das leis antidoping da Espanha e da estrutura organizacional do comitê local. As críticas fizeram os representantes da candidatura correrem contra o tempo, e, mesmo com o prefeito Alberto ruiz- Gallardón chegando a admitir uma derrota, conseguiram mudanças nas leis antidoping do país poucos dias antes da votação.


A 2 de Setembro de 2009, o mesmo comitê liberou seus relatórios de avaliação das quatro cidades candidatas. Por não conter notas ou rankings, as avaliações foram consideradas muito equilibradas.


As quatro cidades foram visitadas por delegados do COI, que avaliaram itens como segurança, saúde, transporte, serviços de hotelaria e infra-estrutura.
Locais de competição


Todas as sedes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 estarão localizadas em quatro zonas. Algumas instalações são mundialmente famosas, como Estádio do Maracanã. Outras serão construídas especialmente para os Jogos, como o Centro Olímpico de Treinamento e o X-Park.


Jogos do futebol masculino e feminino não serão realizados apenas na cidade do Rio de Janeiro, mas também em Salvador, Brasília, BH e SP,aproveitado a infra-estrutura criada para a Copa do Mundo FIFA de 2014.



Transmissão no Brasil


Os direitos de transmissão no Brasil foram concedidos pelo COI à proposta conjunta feita pela Rede Globo e a Rede Bandeirantes, estas ficando originalmente com exclusividade em todas as mídias. Posteriormente, as emissoras autorizaram a revenda dos direitos de televisão aberta para outras emissoras interessadas, sendo a única a Rede Record.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016

No comments:

Post a Comment