Wednesday, May 18, 2011

Coveiros em greve !!!!!!!!!!!!!!!



Aonde vamos parar???? Por favor gente, não morram hj!!!!

A prefeitura informou, em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira, que enviou uma equipe de fiscalização ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul, e constatou que os serviços não estão sendo realizados regularmente por conta da paralisação dos funcionários. Por esse motivo, a prefeitura notificou a Santa Casa de Misericórdia, empresa concesssionária responsável pela administração do cemitério, determinando que os serviços no São João Batista sejam retomados imediatamente.

Os coveiros do Cemitério São João Batista entraram novamente em greve, nesta quarta-feira, devido ao não pagamento dos salários deste mês. Segundo os funcionários, os atrasos têm sido frequentes, sem que haja explicações por parte da Santa Casa da Misericórdia. Apesar da paralisação, dois sepultamentos foram realizados, com atraso de uma hora. Ainda estão programados mais quatro enterros para a quarta-feira.

O representante do sindicato dos funcionários do Cemitério São João Batista, Marcos Flávio de Mendonça, disse que a partir de junho os coveiros entram em greve no quinto dia útil de cada mês se o salário não for depositado pela Santa Casa. Segundo funcionários e o sindicato que representa a categoria, a Santa Casa não paga INSS e Fundo de Garantia desde 1996.

Geraldo Magela, que trabalha há 30 anos como coveiro, diz que o problema dos atrasos nos salários ocorre há pouco mais de um ano:

- Desde sexta-feira, a Santa Casa alega problemas com o banco para não depositar. Ontem, afirmou que o dinheiro já havia sido enviado para nossa conta, mas isso não aconteceu. Ainda aguardamos as parcelas do dissídio que deveriam ter sido depositadas desde fevereiro.

Em nota, a Santa Casa informou que já está realizando o pagamento dos salários, que devem estar disponíveis nas contas dos funcionários até quinta-feira.

Na terça-feira,o grupo também protestou contra o problema, colocando em prática uma operação tartaruga, que atrasou enterros. Os grevistas optaram por não paralisar totalmente para não prejudicar o público. Após uma reunião, a direção da Santa Casa da Misericórdia comprometeu-se a pagar os salários de abril de 49 funcionários, fazendo com que a greve fosse suspensa. No entanto, eles disseram que os salários não foram depositados.

No fim de março, os coveiros do Cemitério do Caju, também administrado pela Santa Casa, já haviam protestado contra os salários atrasados. O problema atrasou a realização de pelo menos 12 sepultamentos.

1 comment:

  1. Este seu entusiástico apelo para que não morramos, foi por mim muito bem recebido e prometo seguir o seu conselho,pelos próximos 50 anos.

    Quem viver verá (rs).

    Um abração carioca.

    ReplyDelete