Monday, January 17, 2011

Sobe para 643 número de mortos pelas chuvas na Região Serrana



Hoje às 12h08

Jornal do Brasil

Ainda segundo a Defesa Civil e as prefeituras, são 8.120 desalojados e 5.970 desabrigados nas três cidades mais afetadas, sendo 3,6 mil e 2,8 mil, respectivamente, em Petrópolis; 1,3 mil e 1,2 mil em Teresópolis; e 3.220 e 1.970 em Nova Friburgo.

Em Teresópolis, 235 corpos já foram identificados e liberados pela Defensoria Pública, mediante iniciais para sepultamento. Até as 18h de sábado, a Central de Cadastro de Desaparecidos havia recebido a reclamação de que 88 pessoas ainda estariam desaparecidas.

A prefeitura da cidade decidiu que os corpos de vítimas da enchente que ainda não foram identificados no Instituto Médico Legal (IML) serão enterrados imediatamente, com coleta de material genético para uma identificação posterior ao sepultamento.

Segundo a decisão, tomada no sábado pelo juiz José Ricardo de Aguiar, as covas em que os corpos forem enterrados devem estar localizadas em área "bem definida e identificável", ficando o respectivo cemitério responsável por um arquivo de cada sepultura.


1 / 26

Gabinetes de controle

Os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis receberam neste domingo gabinetes de controle operacional para coordenar os esforços de resgate e recuperação das áreas destruídas. O anúncio foi feito pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, após reunião com o prefeito de Teresópolis, Jorge Mário (PT).

Uma das primeiras ações do gabinete é criar um controle do espaço aéreo para coordenar os sobrevoos de helicóptero, devido ao grande número de aeronaves que estão transitando por esses locais. "Como estamos aqui com uma dezena de helicópteros, fora os que eventualmente vêm, como os da imprensa, os corredores de aeronaves têm que ser estabelecidos para evitarmos um acidente desnecessário. Esse plano vem desde as autorizações para a vinda de aeronaves no Rio de Janeiro, com os corredores marcados, até aqui em cima, com orientações sobre aproximação e saída da cidade", disse José Elito.

Ex-prefeito

O corpo do ex-prefeito de Nova Friburgo Paulo Azevedo foi encontrado neste domingo em seu sítio. A propriedade foi uma das atingidas por deslizamentos de terra durante a semana. Na quinta-feira, autoridades haviam confirmado que Azevedo e o filho Mateus morreram durante o temporal que causou a tragédia na região, na madrugada de quarta. Segundo a Defesa Civil, a residência onde ambos estavam foi coberta por pedras e lama.

Novo deslizamento

Na madrugada de hoje, o município de Petrópolis registrou um novo deslizamento de terra, que deixou mais duas pessoas mortas e ao menos uma desaparecida. O acidente ocorreu em uma área rural conhecida como Brejal, no distrito de Itaipava. Desde o início da última semana o local está ilhado, com várias pessoas isoladas.

http://www.jb.com.br/tragedia-na-serra/noticias/2011/01/17/sobe-para-643-numero-de-mortos-pelas-chuvas-na-regiao-serrana/

No comments:

Post a Comment