O nome do bairro vem do sobrenome do boiadeiro Lourenço Madureira, figura importante para o desenvolvimento local. A diversidade dos artigos encontrados no comércio são um convite a uma visita. Lá nasceu o Jongo da Serrinha, símbolo de orgulho por ser o primeiro patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro a ser tombado.
O samba de raiz tem entre seus padrinhos Monarco, Natal e Paulo da Portela: ilustres personagens da história de Madureira, palco de grandes escolas de samba como Portela, Império Serrano e Tradição.
Parte da riqueza cultural de Madureira está na multiplicidade de manifestações que envolvem do mais jovem até moradores antigos. Um exemplo é o Baile Charme debaixo do viaduto Negrão de Lima, espaço de diversão tranqüila da música negra contemporânea, com influências do movimento "Black Music" dos anos 60.
O pagode da Tia Doca, promovido pela pastora da Velha Guarda da Portela, é outra opção de evento de Madureira considerando uma das melhores rodas de samba da cidade aos domingos. Neste mosaico de cultura e turismo, ir ao Mercadão de Madureira é outro programa onde se podem encontrar os mais diversos artigos e conhecer de perto um espaço com a "cara do bairro".
Fonte:
http://www.sescrio.org.br
No comments:
Post a Comment